No passado dia 30 de junho, a Norte da Ilha do Faial (Açores) os alunos do Clube do Mar/Escola Azul do Agrupamento de Escolas de Marinhais avistaram um dos cefalópodes menos conhecidos dos nossos mares, com características físicas e comportamentais bem diferentes dos nossos conhecidos polvos, lulas ou chocos...
A bordo do "Faidoca", embarcação semirrígida de Norberto Diver e guiados pela Bióloga Marinha Joana Da Rosa e pelo Skipper e Oceanógrafo Tiago Serpa, enquanto observávamos o mergulho de mais alguns cachalotes, avistámos um aglomerado de cerca de 12 caravelas (Physalia physalis) presas a algo que parecia a ser os restos de uma lula, após o banquete de um dos cachalotes observados. Ao nos aproximarmos e sentirmos a consistência e características físicas deste ser vivo, vimos tratar-se de um cefalápode muito diferente daqueles que conhecemos. Já no Departamento de Oceanografia e Pescas, Joana Da Rosa (nossa Madrinha do Clube do Mar/Escola Azul e nossa Guia), confirmou tratar-se de um Polvão-Gelatinoso (Haliphron atlanticus) que vive na coluna de água e que se alimenta de alforrecas na sua caminhada aos sabor das correntes marinhas. As caravelas portuguesas, que à primeira vista pareciam as predadoras, afinal estabelecem com este ser vivo uma relação de proteção a possíveis predadores e, muito provavelmente, poderão servir de reserva alimentar em substituição das urticantes alforrecas.
Aqui ficam algumas das excelentes fotos do momento (fotos de Joana Da Rosa) e um pequeno vídeo sobre o Polvão-Gelatinoso!
Sem comentários:
Enviar um comentário